Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto: 562148-EPP-1-2015-1-NL-EPPKA3-P1-FORWARD

Projeto: 562148-EPP-1-2015-1-NL-EPPKA3-P1-FORWARD

Designação do projeto: CALOHEE - Comparação dos Resultados de Aprendizagem no Ensino Superior na Europa.
Código do projeto: 562148-EPP-1-2015-1-NL-EPPKA3-P1-FORWARD
Objetivo Principal: Elevar a qualificação dos jovens e adultos, reforçando a qualidade da educação e formação
Região de Intervenção: Europa
Instituição proponente/ Promotor líder/ Entidade coordenadora: University of Groningen
Parceiro(s) / Co-promotor(es) / Instituição(ões) participante(s): Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Data de início: 2016-01-01
Data de conclusão: 2018-04-30
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Os Quadros de Referência de Qualificações de Área Temática (QRF) são o resultado de elaborações por grupos de acadêmicos e estudantes informados e de consultas a um amplo círculo de partes interessadas.
Baseiam-se na fusão do Quadro de Qualificações do Espaço Europeu do Ensino Superior (QF do EHEA) e do Quadro Europeu de Qualificações para a Aprendizagem ao Longo da Vida (EQF para LLL) e destinam-se a servir como uma base sólida para definir os resultados de aprendizagem do programa de programas de licenciatura individual do primeiro e segundo ciclo (Licenciatura e Mestrado). Basear os conjuntos individualizados de resultados de aprendizagem nas estruturas irá garantir que os "padrões" que foram acordados e validados internacionalmente sejam totalmente respeitados.

Os descritores nas Estruturas de Referência são organizados com base em 'dimensões'. Uma dimensão indica um elemento-chave construtivo, que define uma área de assunto. Cada área de assunto é baseada em um múltiplo de dimensões. Essas dimensões estão ligadas às cinco vertentes do QF do EHEA. Ao aplicar as categorias do EQF para o LLL, cada dimensão envolve três descritores - conhecimento, habilidades e autonomia e responsabilidade ("competências mais amplas") -, que refletem um nível progressivo de realização.

INGLÊS

The Subject Area Qualifications Reference Frameworks (QRF) are the outcomes of elaborations by groups of informed academics and students and of consultations of a wide circle of stakeholders.
They are based on a merger of the Qualifications Framework of the European Higher Education Area (QF of the EHEA) and the European Qualifications Framework for Lifelong Learning (EQF for LLL) and are meant to serve as a sound basis for defining the programme learning outcomes of individual degree programmes of the first and second cycle (Bachelor and Master). Basing the individualized sets of learning outcomes on the frameworks will guarantee that 'standards' which have been agreed and validated internationally are fully respected.

The descriptors in the Reference Frameworks are organized on the basis of 'dimensions'. A dimension indicates a constructive key element, which defines a subject area. Each subject area is based on a multiple of dimensions. These dimensions are linked to the five strands of the QF of the EHEA. By applying the categories of the EQF for LLL each dimension involves three descriptors - knowledge, skills and autonomy and responsibility ('wider competences') -, which reflect a progressive level of achievement.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-05-19 às 05:45:30 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias